segunda-feira, maio 14, 2007

3X Spike Lee - 3 Grandes Filmes numa semana


Findada a marotona Spike Lee da semana passada, aqui vão uns pensamentos sobre os filmes visionados.

Do The Right Thing (1988)
Sem dúvida a obra maxima de Lee. Narra o dia num bairro de Nova Iorque, onde as tensões raciais, escalam até proporções chocantes num final inesquecível. O segredo deste filme, é a justiça da abordagem de Lee, uma vez que percebemos claramente as motivações de todos os personagens. Tenso, divertido, inteligente, selvagem, realista, pertinente, trágico: uma obra-prima. Talvez o melhor filme feito sobre o racismo e todas as consequências que este causa na sociedade. Fight The Power!

Malcolm X (1992)
Biopic sobre um dos grandes líderes negros dos EUA. Denzel Washington no papel da sua vida e Spike Lee no filme da sua vida. A perspectiva de Lee, não tomba na abordagem referencial, e consegue mostrar as contradições de Malcolm X. Sem a alta voltagem de Do The Right Thing, mas mesmo assim com grandes momentos (destaque para a sequência que antecede o assassinato de Malcolm X) .

Summer of Sam (1999)
Um dos poucos filmes “brancos” de Spike Lee ( a par de A Última Hora (2003) e de O Infiltrado (2006) ), que segue um grupo de personagens ítalo-americanas no dia mais quente de Nova Iorque (tal como em Do The Right Thing), e onde a paranóia sobe tão alto quanto a temperatura, graça a um assassino psicopata à solta. Lee interessa-se mais pelos personagens e as suas relações/tensões, que propriamente no assassino à solta. Excelente ritmo, banda sonora e realização que se conjugam, em mais uma explosão, num final surpreendente. A par de Fight Club foi para mim, o filme do ano de 99

DO THE RIGHT THING - insultos

2 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Nunca vi o Summer of Sam. Malcolm X merece as quatro estrelas (poderia ter atingido um nível que nunca atingiu) e Do The Right Thing é memorável.

Cumprimentos!

Luís A. disse...

sem dúvida knox, sem dúvida. Vê o summer assim que tenhas oportunidade...pois se gostaste do Do The right Thing, vais gostar do Summer de certeza.Abraço

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails