segunda-feira, março 05, 2007

O Último Rei da Escócia (2006)

de Kevin Macdonald

Filme duro e chocante por vezes, O Último Rei da Escócia, narra a ascenção e o começo da queda do ditador ugandês, o brutal Idi Amin, pelos olhos do seu médico pessoal.

O Último rei da Escócia, faz por vezes lembrar uma tragédia Shakesperiana, uma vez que acompanhamos a progressiva loucura de um rei (Amin), e a progressiva perda de valores morais do seu mais próximo conselheiro (o médico). A realização em estilo documental de Kevin Mcdonald, é segura. O argumento por vezes arrasta-se um pouco, especialmente a meio do filme. A fotografia de Anthony Dod Mantle, colaborador habitual do génio-louco Von Trier, é dinâmica e atenta aos pormenores. No campo dos actores, destaque para uma Gillian Anderson, longe dos tempos de X-Filles e com muito pouco tempo de antena, e de um consistente James McAvoy que aguenta bem os choques com o gigante Forrest Whitaker.

Este último, sem dúvida o grande às de trunfo desta produção, uma vez que a sua representação, magnética, assustadora, insana e trágica, incendeia por completo o ecrã, deixando o espectador completamente rendido à melhor interpretação de 2006.

A favor: Forrest Whitaker, Forrest Whitaker, a banda sonora e Forrest Whitaker

Contra: um argumento arrastado a meio do filme e um fraco desenvolvimento da personagem de Gillian Anderson (sem culpas para esta).

1 comentário:

Carlos Pereira disse...

Sem dúvida um filme a ver Luís, mas principalmente pela interpretação do Forest Whitaker. Também gostei da realização e da fotografia, como referiste, mas o argumento tem demasiadas falhas.

Andas na Lusófona? Eu para o ano também vou para a universidade, mas em primeiro lugar vou tentar entrar na Escola Superior de Teatro e Cinema. Se não conseguir, irei para a Lusófona também.

Grande Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails