quinta-feira, novembro 22, 2007

Filmes da Minha Vida - III


Mais que o filme que marca o encontro entre dois monstros do cinema, Pacino e De Niro (no Godfather 2 nunca chegam a contracenar), este é dos poucos policiais que consegue transcender os limites do seu género. Os seus personagens são retratados de uma forma profundamente real e humanista, e ao mesmo tempo impregnadas de um fatalismo, que eleva o filme a níveis sublimes. A câmara de Michael Mann (esse grande grande cineasta tão subvalorizado) nunca esteve tão inspirada, aguerrida e ao mesmo tempo poética. Planos de um deslumbre visual total (a sequência de De Niro e Amy Brennan contemplando as mil luzes de LA é daquelas que fica gravada na memória), direcção de actores impressionante (especialmente De Niro no seu último grande papel) e uma banda sonora electrónica perfeita (como é marca do cinema de Mann). Um filme que vejo e revejo vezes sem conta, e onde descubro sempre algo de novo. Heat é realmente uma obra-prima moderna!

6 comentários:

Anónimo disse...

É um grande filme, sem dúvida alguma! Por acaso estou ansioso pelo reencontro desses dois Deuses da grande Tela! Um abraço!

Cataclismo Cerebral disse...

É, de facto, um filme electrizante com um elenco muito sólido. Quanto ao De Niro, acho que o seu último grande papel foi no Jackie Brown (aquela personagem com cara de poucos amigos e que parece estar a carregar um fardo assenta-lhe que nem uma luva).

Abraço

Luís A. disse...

ricardo: De Niro e Pacino no mesmo plano é algo que faz qualquer cinéfilo festejar!

cataclismo: realmente o Jackie Brown é mesmo o seu ultimo grande papel! o seu louis ganzado e apático é um prato! mas se bem que aí esse papel marca o início de um caminho que quanto a mim teve resultados artisticos muito questionáveis, ou seja as comédias que fez a partir daí.

abraço cinéfilo

Loot disse...

é verdade este é o primeiro encotnro entre Pacino e De Niro, um grande filme, talvez o meu favorito de Michael Mann.

Abraço

Anónimo disse...

Dois "monstros" sagrados juntos só podia resultar num grande filme, para mais com uma excelente realização.

Luís A. disse...

loot: estamos de acordo quanto ao favorito do mestre mann!:)

josé: disseste muito bem " uma excelente realização" que com os actores dá um resultado sublime!

abraços

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails