terça-feira, outubro 17, 2006

Nova Iorque Fora de Horas (1985)

de Martin Scorsese



Filme que marcou a recuperação comercial de Scorsese, após falhanços consecutivos nas bilheteiras. Scorsese afirmou que este foi o filme em que ele queria provar a si próprio que conseguia filmar uma história simples, em pouco tempo e que fizesse algum dinheiro. Creio que não só conseguiu, como superou os seus objectivos iniciais, uma vez que como em tudo na sua carreira, o toque de génio anda sempre por lá, portanto esta comédia negríssima, poderá ser considerada tudo menos simples, uma vez que o alucinado personagem de Grifinn Dunne poderá criar sentimentos ambivalentes no espectador.Por vezes algumas das suas acções roçam o desprezível (espreitar a lingerie de uma miúda morta não se faz!!!). Ambientado na zona do Soho, esta obra delirante está recheada de personagens bizarras, excêntricas, ou simplesmente insanas. Um clássico absoluto do cinema dos anos 80, recheado de citações cinéfilas, uma câmara delirante, uma montagem vertiginosa (grande Thelma Shoonmaker) e que valeu a reabilitação do seu realizador ao olhos de Hollywood, assim como o prémio de melhor realização no Festival de Cannes.
Destaque para a brevíssima aparição de um Scorsese “possuído” na cena do Clube Punk.

2 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

Genial filme, que em termos de "peripécias" e correrias do protagonista me faz lembrar o "Bringing Up Baby", do Hawks. Ah, e o "Surrender Dorothy" está muito bem pensado...

Abraço

Anónimo disse...

Aprecio muito os seus comentários. No entanto, acho que comete um pequeno erro ao dizer que o personagem principal "espreita a lingeri de uma rapariga morta". Ele´,na minha opinião, só tentou satisfazer a sua curiosidade acerca da doença de pele que ela supostamente padecia (e acabou por revelar mais um indício trágico do filme: "a caveira").

Filme fenomenal!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails