domingo, fevereiro 10, 2008

Wall Street (1987)

de Oliver Stone

Em 1987, Oliver Stone, carregado com o prestígio alcançado com o sucesso e os Oscars de Platoon, passou das selvas do Vietname, para as selvas urbanas da alta finança de Wall Street. Nas palavras do realizador, essa foi a continuação natural de um antigo guião seu, o já mítico Scarface. Se nesse clássico o sub-texto da narrativa era impulsionado pelo consumismo implacável e desenfreado do início dos anos 80, em Wall Street a crítica torna-se mais acutilante e de certa forma realista. Aqui os gangsters dão lugar aos iupies da alta finança, sedentos de poder financeiro e desprovidos de valores éticos e morais. Essa filosofia é sintetizada de forma brilhante no célebre discurso proferido pelo personagem de Michael Douglas: “greed is good”.

No casting, Stone é brilhante como sempre. Resgatando de novo o seu alter ego da altura, o “desaparecido” Charlie Sheen, como o idealista Bud Fox, que lentamente se deixa corromper pelo maquiavélico Gordon Gekko. Gekko é interpretado por Douglas, com um sentido de timing e uma aura implacável que tornam este personagem um dos grandes vilões do cinema. Douglas ganharia um merecido Oscar com o seu papel. Outra jogada de casting brilhante, é a escolha do sempre seguro Martin Sheen, para o papel do íntegro pai de Fox, nem mais nem menos que o seu pai na vida real.

Stone com a sua dinâmica realização, consegue tornar um filme, que por tendência natural tenderia para o palavroso, em algo com bastante entretenimento e que nunca aborrece o espectador. Filmado quase como um documentário (utilizando por vezes takes longuíssimos sem cortes), Wall Street, tem aquele tipo de energia nervosa, que mais tarde explodiria nos trabalhos seguintes de Oliver Stone.

Em suma, um dos grandes filmes dos anos 80, e um belo conto moral, que funciona a vários níveis, criticando fortemente o espírito que reinava na altura: “Money never sleeps pal!”


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails