quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Californication - 1ª season

série de Tom Kapinos

“You can't snort a line of coke off a woman’s ass and not wonder about her hopes and dreams, it's not gentlemanly.”

Hank Moody

Hank Moody é um escritor em plena crise: com "writers block" (que nas suas palavras é algo que não dá muito jeito) , alcoólico, sarcástico e viciado em sexo. A sua vida gira em torno de encontros sexuais, com mulheres fáceis e perturbadas que encontra em bares, stands de automóveis ou livrarias. Mas apesar desse lado depravado, há algo muito mais profundo em Hank, que funciona como catalizador para este comportamento: as suas recorrentes tentativas de regresso para a sua ex-mulher que o abandonou e está prestes a casar com outro homem. A filha adolescente de Hank funciona como único pólo de equilíbrio, na sua depravada existência.

Está achada uma das melhores séries de 2007. Com um humor políticamente incorrecto e recheada de sexo, alcoól e palavrões, esta série mesmo assim contem uma inesperada e tocante profundidade. David Duchovny no papel da sua vida (que lhe valeu um Globo de Ouro) está surpreendente na sua composição de escritor frustrado e desiludido com o rumo que a sua vida levou. Quem o viu como Mulder nos X-Files, terá uma valente surpresa com a sua magoada composição de Hank Moody.

Com uma escrita acutilante e inspiradíssima, esta série de Tom Kapinos vêm mais uma vez provar a pujança da actual produção televisiva norte-americana. Por vezes cómicas, outras vezes trágicas, as desventuras de Hank são um reflexo da sociedade em que vivemos, onde a ausência de valores, o desnorte emocional, a não comunicação e as famílias destruídas, são cada vez mais frequentes. A melancolia e as magníficas tiradas que Hank dispara contra todas as direcções desta sociedade à deriva, contribuem para analisarmos e reflectirmos o nosso lugar no mundo.

Poderá ser considerada uma série nilista e excessiva, mas o tom hilariante e por vezes trágico, dão-lhe um intenso sabor a verdade. Isso e a ausência de tabus ou clichés, fazem de Californication uma das melhores e mais arrojadas séries do ano! Um must.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails