segunda-feira, junho 30, 2008

Filmes da Minha Vida - XI


O ínicio da ascensão de Eastwood ao reino dos autores. Bem, não é bem um ínicio, mas sim uma confirmação. Pois antes tinha havido o tão esquecido Honkytonk Man, que recordo como um dos seus filmes mais luminosos e ao mesmo tempo amargurados. Mas Unforgiven, merece todo o culto que tem à sua volta. Nunca o western foi tão desencantado, poético e seco. É simplesmente um dos retratos mais cruéis da história do cinema. Um caracter studie sem redenção. Aqui o arco do personagem é um arco fatalista, onde a morte é a única verdade na vida de William Munny. E depois Unforgiven está recheado de momentos antológicos. Como aquele diálogo existencialista (mas tão simples) junto a uma árvore. Ou aquela sequência do assassinato de um dos vaqueiros, onde assistimos à dificuldade inerente a tirar uma vida. Ou então, simplesmente aquele olhar do anjo da morte, em que William Munny se tornou, num dos mais terríficos showdowns de qualquer western do cinema. Cru, realista e muito profundo. Um dos filmes maiores de um grande,grande,cineasta.

6 comentários:

Gonçalo Trindade disse...

Sem dúvida um dos melhores de Eastwood. Frio, desencantado... um western único,sem dúvida. Foi o primeiro filme que vi dele, já há uns anitos. E foi logo uma das suas melhores obras que me apresentou este autor...

Um abraço!

Paulo disse...

Olá :)
Este não faz parte da minha lista de filmes.
Por falar nisso, elaborei uma lista dos 100 filmes da minha vida. Títulos muito populares. Gostos simples.
Deu-me muito trabalho, pois é muito difícil escolher. Vai ser uma lista activa, pois as alterações vão ser muitas ao longo do tempo.
Tens paciência para elaborar uma?

Abraço

spring disse...

Um filme fabuloso que me fez recordar outro "western": "Duelo no Missouri" do Arthur Penn com o Jack Nicholson e o Marlon Brando.
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima

Luís A. disse...

este é daqueles filmes, que me fazem amar o cinema dos anos 90 da mesma forma que amo o cinema dos anos 70. obra-prima

José Oliveira disse...

Obra-prima. O filme do Clint que mais vi.

Luís A. disse...

Para mim ele tem 3 filmes insuperáveis: este, A Perfect World e Honkytonk Man:)

abraço cinéfilo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails