domingo, abril 13, 2008

Under Capricorn (1949)

de Alfred Hitchcock

Esta história ambientada na Austrália do século XIX, aborda temas como amor, adultério e culpa, ou seja as obcessões recorrentes na obra de Hitchcock. Mas apesar disso, trata-se de uma obra atípica na carreira do mestre, uma vez que se trata de um filme de época. Nas palavras do seu realizador, este foi um filme que apenas aceitou fazer, devido ao seu deslumbramento pela maior estrela feminina da altura, a deslumbrante Ingrid Bergman.

Filmado com algumas das técnicas utilizadas em Rope (os planos sequência), Under Capricorn, falha no seu todo. E essa falha deve-se a um guião anémico, que apenas faz engrenar a história, após passar-mos a primeira hora de filme. Até lá, Hitch delicia-se (e delicia-nos) com a sua actriz principal, e intriga-nos com o tom de mistério que envolve a relação de Bergman com o muito seguro Joseph Cotten. Mas todo esse jogo, sabe a muito pouco.

Apesar de sêr uma obra menor na carreira do mestre do suspense, Under Capricorn, vale o visionamento. Nem que seja pela destreza técnica e narrativa do seu realizador, assim como pelo carisma e talento dos seus actores principais.

3 comentários:

Red Dust disse...

Eu gostei desta história em terras australianas, apesar de ser deslocado dos habituais ambientes de filmagem de Hitchcock.

A minha classificação: 9/10.

Luís A. disse...

achei a 1ª parte algo fraca. mas um mau hitch é um excelente filme:)

obrigado pela visita

Adriano Miranda-Franca-SP disse...

Alfred Hitchcock não ficou satisfeito com " Under Capricorn " ( 1949 ), sua última parceria com Ingrid Bergman, talvez sua maior musa, ao lado de Grace Kelly. Um filme de época, com um colorido belíssimo e excelentes atuais ( Bergman está simplesmente apaixonante, apesar dos desentendimentos com o diretor durante as filmagens ). Os críticos esperam um " thriller ", mas o filme é um drama , de fundo social e com toques de suspense psicológico. Somente a crítica francesa da Cahiers du Cinema foi capaz de entendê-lo na época.Revendo hoje, " Under Capricorn " é um clássico, que ajuda a reafirmar a reputação de Hitchcock como grande mestre do cinema, independente do gênero de filmes aos quais tenha dirigido!

( Adriano Miranda-Franca-SP )

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails