quinta-feira, março 01, 2007

The Keep (1983)

de Michael Mann

Mas que grande, grande desilusão. De Michael Mann, genial realizador de Heat, Ladrão Profissional, Collateral, criador das míticas séries de TV Miami Vice e Crime Story, como é possível este filme ter a sua assinatura (no argumento também)?
Filme supostamente de terror, mas aqui o terror causado é involuntário, pois deve-se ao rídículo de algumas cenas altamente estilizadas e completamente inadequadas num filme deste género (o acordar de Molasar é um bom exemplo), em que até o mais generoso dos fãs de Michael Mann (que é o meu caso) não consegue deixar de se contorcer perante o horror cinematográfico que está a ver.
Com uma premissa original q.b. mas muito mal desenvolvida pelo realizador, uma vez que este preferiu fazer um comentário político à situação da altura e uma homenagem ao cinema expressionista (com muito nevoeiro à mistura)
Em suma, Michael Mann, assina um filme muito arty, e muito, muito pretencioso. Não admira portanto que após o seu fracasso o próprio Mann, tenha esconjurado o seu prórprio filme.
A favor: Jurgen Prochnow e a fotografia.
Contra: tudo o resto, especialmente a realização de Michael Mann, a péssima chinfralheira que os Tangerine Dream compuseram, os rídiculos efeitos visuais, Scott Glenn, Alberta Watson ...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails