segunda-feira, novembro 24, 2008

"Subjectividades"

A propósito deste post do Cinema Is my Life, onde fiquei a par de uma votação feita pela Empire Online, onde o objectivo foi eleger o melhor personagem de sempre da 7ª arte. Pois bem os resultados puseram a nu a fraca cultura cinéfila que reina na net. Então não é que o nº1 eleito foi Tyler Durden (e eu adoro o Fight Club) e o 3º foi o Joker de Heath Ledger? Pois é! Estes papéis ficaram à frente de figuras como Don Vitto Corleone, Travis Bickle, Jake La La Motta, Stan Kowalksi, Reth Buttler, Rick Blaine, Tony Montana e entre muitos outros. Acho que é quase um ... não é mesmo... é um sacrilégio cinematográfico! Fez-me lembrar uma lista que foi feita à um tempo atrás onde os votantes escolheram como melhor actor britânico de sempre o grande...Orlando Bloom (!!!). A internet tem destas..."subjectividades".

10 comentários:

Carlos M. Reis disse...

De acordo. A questão que se levanta aqui é que qualquer lista, eleita de que forma seja, será sempre subjectiva perante a opinião pessoal de cada um.

Um abraço.

Luís A. disse...

Claro que sim Knoxx. Mas neste caso pareceu-me uma votação com muito de pop e pouco de cinema...

abraço cinéfilo

C. disse...

Estas listas são sempre subjectivas, tanto como as que colocam Citizen Kane no topo dos melhores filmes de sempre. E votações feitas assim resultam quase sempre em filmes dos anos 90 para cima, com excepção para O Padrinho ou Star Wars... Para mim não têm qualquer interesse.

Luís A. disse...

A diferença em Citizen Kane, é que ele reune um consenso especializado (crítica, cineastas e aqueles cinéfilos mais hardcore como nós). Concordo contigo miss blues, aqui não tem nenhum interesse...

Unknown disse...

Acho que se torna injusto denominares de cultura cinematográfica... É que além de ofenderes aqueles que votaram naqueles que disseste, chamas-me directamente inculto cinematográfico já que eu próprio votei no Tyler Durden para primeiro classificado. Não é falta de cultura. É questão de gosto....

C. disse...

Ainda assim, continua a ser uma escolha subjectiva como qualquer lista o é. Do mesmo realizador, por exemplo, eu digo que Touch of Evil é muito melhor e nenhuma lista me vai fazer mudar de ideias ;)

JB disse...

Tudo tudo muito subjectivo. Até porque colocar Harry Potter nesta lista, assim como Neo de Matrix é uma afronta à minha cultura cinematográfica. Ate me dão uns arrepios na pele de ver estes nomes numa lista deste género e faltar por exemplo Vincent Vega.

Luís A. disse...

Fifeco, antes demais, se tentiste insultado de alguma forma pelo meu post, as minhas desculpas. Uma vez que és dos bloguers de cinema que mais considero, longe de mim a intenção de com este post te atingir de alguma forma. O tom mais ácido do mesmo, deve-se ao facto de esta votação me ter indignado enquanto cinéfilo, uma vez que me parece algo injusta. Como é óbvio, quando me referia à falta de cultura cinéfila, referia-me às massas que votaram, uma vez que como se pode constatar no teu blogue, cultura cinéfila é coisa que não te falta. Se escolheste Tyler Durden, de certeza que se prende com uma questão de gosto pessoal e artístico e nada a haver com os critérios pop, que circulam neste tipo de iniciativas.

wasted: o favorito aqui do menino por acaso é o Citizen (apesar de gostar muito do Touch of Evil)

blogue da pipoca: neo e harry potter como dizes muito bem, diz tudo sobre a validade desta votação.

abraço cinéfilo a todos

Unknown disse...

Luís,

Eu percebo que por vezes saiam destas coisas. A mim também me acontece. Apenas creio que foste um pouco injusto ao escrever essas palavras. Mas eu percebi a intenção, portanto tudo bem. Assunto arrumado :p

Abraço

Luís A. disse...

Ok. Abraço Fifeco

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails