Autoretrato narcisista para alguns. Obra de arte corajosa, original e única para outros. No meu caso revejo-me na 2ª posição. Dívidido em 3 segmentos (Vespa, Ilhas e Médicos) Caro Diario é um retrato fascinante e surpreendente ao lado pessoal, emocional e intelectual de um dos maiores nomes do cinema mundial. O 1º segmento está cheio de referências incontornáveis na memória deste cinéfilo. Os passeios de Moretti por uma Roma deserta ao som de Leonard Cohen, ou a visita a um desolado monumento dedicado a Pier Paolo Pasolini ao som de Keith Jarret. Vespa é o capítulo mais sensorial. O 2º segmento é uma sátira à sociedade italiana, abordando um tema recorrente na obra de Nanni Moretti, a incomunicabilidade (magníficamente representada pelas ilhas em questão) Ilhas é o capítulo cómico e satírico. A 3º e último segmento, é o meu favorito dos 3. Médicos, é um retrato cómico e ao mesmo tempo comovente, da odisseia que Moretti viveu na realidade, ao tentar descobrir a origem de uma misteriosa doença que o afligiu durante um ano. Neste segmento temos uma 1ª cena em que Moretti se filma numa situação real e em que partilha directamente com o espectador um momento verdadeiramente doloroso. Médicos é o capítulo mais pertinente e emocional. Uma obra hilariante, dramática, sensível e poética. Um filme que revejo vezes sem fim e que é uma verdadeira fonte de inspiração.
10 comentários:
olá!
todos temos o nosso filme favorito de um cineasta e "Caro Diário" é o meu eleito!
abraço cinéfilo
Está ali em cima da mesa há anos sem fim a espera de ser visto! Parece que agora a minha decisão foi acelerada!
Bom blog! :)
Rui: entre este e o La Stanza del Figlio, nunca consigo escolher o meu favorito...acho que são os 2!
fes: tira-o já da mesa e coloca-o no leitor. vai ser uma experiencia unica!:)
abraços morettianos:)
Sem dúvida o melhor Moretti.
Mas há outros bem perto.
nos outros colocaria La Stanza (ex-équo), La Missa è Finita e Bianca.
abraço josé
Até agora só vi o "La Stanza del Figlio" mas já arranjei este agora é vê-lo :)
E vais vêr que é tão bom quanto o La stanza...
abraço Loot
Gosto muito do Querido Diário e o DVD encontra-se a um preço bem acessível (aquela edição que era vendida com o jornal Público está na casa dos €5).
Abraço
é de aproveitar sem hesitar!abraço cataclismo
Ainda há 3 dias o revi. É um grande, grande filme.
O capítulo 3 ("Médicos") é o meu preferido. Consegue equilibrar a angústia e o humor de forma perfeita.
O primeiro tem longas sequências de uma beleza ímpar. Gosto dos quase 10 minutos em que o acompanhamos pela estrada, na zona onde o Pasolini foi assassinado.
No segundo, a ironia suprema. A personagem do amigo está muito bem construída.
É, sem dúvida, um grande filme.
Abraço!
Enviar um comentário