segunda-feira, março 29, 2010

Fear and Loathing in Las Vegas (1998)


de Terry Gilliam



FILMES DA MINHA VIDA - XVI

"No point in mentioning these bats, I thought. Poor bastard will see them soon enough. "

Terry Gilliam o visionário autor de obras marcantes, como Brazil ou 12 Monkeys, assina com Fear And Loathing in Las Vegas, o seu filme mais selvagem, alucinante e excessivo. Raol Duke e Dr. Gonzo partem para Las Vegas em busca do sonho americano, com uma mala cheia de todo o tipo de drogas e uma pré-disposição natural para arranjar todo o tipo de situações perigosas e caóticas. Adaptação fiel do mítico livro de Hunter S. Thompson, Fear and Loathing possui um espírito anárquico e psicadélico, onde o excesso dos personagens é acompanhado pela câmara delirante do seu realizador. As grandes angulares de Gilliam, as cores saturadas e surreiais e o ritmo diabólico transmitem toda a loucura e perturbação dos seus personagens assim como do pesadelo por detrás da hipocrisia do sonho americano dos anos 70. A brilhante e hilariante escrita de Thompson casa na perfeição com a câmara de Gilliam, numa adaptação cinematográfica... genial!

Com várias sequências geniais, destaco a entrada de Raol num bar cheio de répteis gigantes, o mergulho de dr. Gonzo numa banheira putrefacta, ou todo o segmento no circo Bazooco. E depois temos aquela que será com toda a justiça uma das melhores duplas interpretativas dos anos 90: Johnny Depp e Benicio Del Toro! Se Del Toro é impressionante e assustador, será exagero dizer que Depp compõe o melhor papel da sua carreira? Não é exagero. Depp supera-se e transfigura-se num papel recheado de maneirismos, tiques e inflexões de voz que entra no lote das grandes representações da história do cinema. Bravo Terry Gilliam que teve a coragem e audácia de levar este projecto para a frente e que assina um dos seus filmes mais provocadores e excessivos. Um filme que entraria facilmente numa lista dos grande filmes malditos da história da 7ª arte.

5 comentários:

Loot disse...

Concordo este é um autêntico delírio.

Adoro este filme

Anónimo disse...

Sem duvida um dos melhores filmes feitos até hoje.brilhante.Soberbo.genial. Pena que haja o estigma que é um filme feito para adolescentes que estao a ter o primeiro contacto com as drogas. Esta obra é tão mais do que isso..

Luís A. disse...

Um clássico do cinema e uma fantástica adaptação de um grande escritor.

Peter Gunn disse...

Até o "puto" Tobey conseguiu fazer um belo papel na parte dos morcegos hehe

Também acho completamente alucinada a parte do acompanhamento da corrida em que só se vê pó e areia no ar... Até nós que estamos a ver acabamos por ter a sensação de ter areia na boca!

Excelente filme mesmo =)

Luís A. disse...

é verdade. a cara de terror do Maguire é impagável. Assim como a sequência que referes na corrida: surreal!

mas a minha cena favorita é mesmo a infâme: White Rabitt! LOL

Abraço cinéfilo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails