Maurice Jarre finally out on DVD - Watch more
segunda-feira, março 30, 2009
sexta-feira, março 27, 2009
Um dia triste
quinta-feira, março 26, 2009
quarta-feira, março 25, 2009
Life Lessons ...
terça-feira, março 24, 2009
O melhor Scorsese - Resultados
2º - Taxi Driver
(11 votos 23%)
3º - Raging Bull
(10 votos 21%)
Se o 2º e o 3º lugar já eram previsiveis neste top, o mesmo não se pode dizer da 1ª mas justa posição. Ainda para mais tratando-se de um dos seus mais esquecidos filmes, o belíssimo e virtuoso Life Lessons, episódio assinado pelo mestre para New York Stories. Pois é, este foi o filme considerado por vocês, como o melhor Scorsese. Obrigado a todos pela concorrida participação.
sexta-feira, março 20, 2009
Feira da Ladra
Documentário de observação sobre o dia-a dia-de 3 vendedores desta feira tão portuguesa. Espero que gostem.
Um dia na Feira da Ladra from luis78 on Vimeo.
quarta-feira, março 18, 2009
"The doctor with the bullwhip"
(excerto)
Kasdan — Is it necessary that he really be trained?
Lucas — It's not absolutely necessary. I just thought it
would be amusing if people could call him a doctor.
Spielberg — I like that. The doctor with the bullwhip.
Podem fazer o download do pdf deste documento fascinante aqui.
quinta-feira, março 05, 2009
quarta-feira, março 04, 2009
Taxi Driver (1976)
Palavras de Travis Bickle, um anjo vingador vindo directamente do Antigo Testamento, através da escrita impiedosa de Paul Schrader e da câmara prodigiosa de Martin Scorsese. Aclamado como um dos grandes filmes dos anos 70, Taxi Driver foi a confirmação da promessa deixada em Mean Streets. Neste filme Scorsese, mergulha fundo na existência infernal do seu protagonista, fazendo uma alegoria à solidão, alienação e loucura que as grandes metrópoles podem causar. É impressionante a sinceridade e coragem da abordagem do realizador. Scorsese não desculpabiliza o seu personagem, nem o condena. A sua câmara regista o dia-a-dia de Travis, com uma abordagem quase subjectiva apoiada numa encenação ferozmente realista. E esse dia-a-dia está cheio de momentos ora cruelmente patéticos (a ida ao cinema com Betsy), ora cómicos (um dos taxistas a tentar desastradamente aconselhar Travis ou o alucinado passageiro que o próprio realizador interpreta) ora brutalmente chocantes e perturbadores ( a 1ª morte de Travis e o sangrento showdown final).
E depois temos De Niro. Que dizer de uma das maiores representações alguma vez dadas por um actor na história do cinema? O seu Travis é demente, desarmante e estranhamente tocante. De Niro consegue incorporar o seu personagem com um rigor e autenticidade inesqueciveis, que parecem fazer desaparecer as fronteiras entre personagem e actor. Como curiosidade, o actor fiel ao espírito do Actor Studio, conduziu um taxi pelas ruas de Nova Iorque duas semanas antes da rodagem do filme, para assim entrar na pele do seu personagem. Character studie, psicodrama, tragicomédia, este marco do cinema é acima de isso tudo, um filme sobre a solidão e sobre as consequências que uma sociedade perdida poderá causar num ser humano. Como nota final, Taxi Driver perdeu o Óscar de melhor filme para Rocky, comprovando a tendencia da Academia para injustiças gritantes, mas acabou consagrado em Cannes com a Palma de Ouro desse ano. Um filme marcante e essencial na minha vida.
terça-feira, março 03, 2009
K.O.
segunda-feira, março 02, 2009
Mean Streets (1973)
domingo, março 01, 2009
Marty
Uma vez que na votação anterior houve uma certa unanimidade, prevejo que o mesmo já não irá acontecer nesta, pois a obra deste senhor, além de mais vasta, riquissima, complexa é apaixonante!
Martin Scorsese é a par de Michael Mann e John Ford o meu cineasta favorito. Como tal aqui fica feita a minha modesta homenagem. E está aberta a votação!