quinta-feira, agosto 30, 2007

Trainspotting - o livro

de Irvine Welsh

"Dilemas de Agarrados nº63

Um mar interior. O problema é que este lindo oceano transporta montões de destroços venenosos...este veneno está diluído na água, mas quando a maré vaza, deixa a trampa toda atrás, dentro do meu corpo. Tira-me tudo o que me tinha dado, arrasta para longe as minhas endorfinas, destrói os meus centros de resistência à dor; demoram imenso tempo a recompor-se."

Bem! Mas que livraço!!!

Após o revisionamento do delirante Trainspotting de Danny Boyle, decidi-me a comprar o livro que deu origem ao filme.

Devo-vos dizer que o "devorei" em 3 dias. Irvine Welsh, escreveu provavelmente aquele que será um dos livros mais crus, hilariantes, cruéis e nilistas de todos os tempos. O horror e o humor andam sempre de mão dada nas páginas que se viram a um velocidade vertiginosa. Saliento também a estrutura não linear, e multiplicação de pontos de vista, onde se destacam os narradores Renton, Spud e um dos melhores vilões de sempre (literários e cinematográficos): o monstruoso Francis "Franco" Begbbie!

Resultado: já estou mergulhado noutra obra de Welsh...FILTH!
Em breve pensamentos aqui, sobre o mesmo.

3 comentários:

Gonçalo Trindade disse...

Já tinha ouvido dizer exactamente o mesmo em relação a este livro. Já há algum tempo que o quero comprar... a esse e ao "Requiem for a Dream", do Selby. Imagino que ambos os livros mostrem o mesmo universo de um modo completamente diferente. E agora a tua crítica aguçou-me ainda mais a curiosidade... tenho de o arranjar em breve.

Abraço, Luís

Anónimo disse...

Lamento ser voz discordante...mas não vou comprar...

Luís A. disse...

Caro Gonçalo: Ouvi falar mto bem do requiem....creio que o selby e o welsh têm mtas semelhanças...e espero em breve dar uma vista de olhos nesse livre uma vez que o filme é genial!

Caro José: é uma leitura sem dúvida díficil e que não é para todos os gostos.

Abraços

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails