sexta-feira, junho 08, 2007

TOP 5 Cop Shows

Aqui vai a lista de séries policiais, que considero serem as melhores que já vi até hoje em televisão.
E já agora uma proposta: que tal colocarem aqui o vosso TOP 5 pessoal?
Um Abraço para todos os que visitam este espaço.

Nº 1
MIAMI VICESérie de Michael Mann.
A minha favorita de todos os tempos. O estilo, a música, as histórias, os personagens, a montagem. Tudo se conjuga de forma sublime, numa das mais revolucionárias séries de tv de sempre, responsável por subverter muitas convenções das séries policiais da altura. Apesar de criticada por ter muito estilo e pouco conteúdo, basta ver-mos meia –duzia de episódios, para nos aperceber-mos da falsidade dessa acusação. Miami Vice tem um estilo MTV é verdade, mas nunca abdica do seu conteúdo em favor desse estilo. Muitos são os episódios em que um magnífico Crockett (inesquecível Don Johnson), acaba devastado em freeze frame, após um final negríssimo. A luz de Miami é perfeitamente balançada com o negrume do certos episódios. Destaque para o poderio cinemático desta obra-prima, em que muitos episódios são autênticos filmes por si só. Genial e inesquécivel.
(em breve um artigo mais aprofundado dedicado a esta série)

Nº2
HILL STREET BLUES
Série de David Bocho.
O inesquecível Capitão Furillo e seus companheiros, deram-nos esta verdadeira jóia que ficou no coração de todos quantos assistiam religiosamente às suas aventurase desventuras. Antecedeu a balada de Nova Iorque, com um realismo das ruas, assim como excelentes personagens escritas por David Bocho e magnificamente interpretadas por todo o elenco. O marco da policial , puro e duro por excelência.


Nº3
CRIME STORY
Série de Michael Mann.
Em pleno apogeu do sucesso de Miami Vice, Michael Mann, produziu esta abordagem policial em tom épico, da luta incessante do obcecado Tenente Torelli ( magnífico Dennis Farina ) contra o impiedosos Ray Luca. A particularidade desta série, é que por vezes os polícias são tão implacáveis quantos os criminosos, diluindo assim as fronteiras entre os dois (a grande marca do cinema de Mann). Magnífica reconstituição de época e fantástica banda-sonora com óbvio destaque para o tema de abertura, Runaway de Del Shannon.

Nº4
NTPD BLUE
- série de David Bocho
Levando ainda mais longe o conceito apresentado em Hill Street Blues, David Bocho produziu e escreveu esta série avassaladora. Deniz Franz, David Caruso e posteriormente Jimmy Smiths, têm excelentes desempenhos numa série que marcou novas fronteiras na violencia em TV , e que foi a grande percursora tanto do realismo televisivo que agora está tão em voga, como estilisticamente é a grande responsável dos estilo "guerrilha" de câmara ao ombro que agora é tão utilizado em grande parte das séries de hoje.

Nº5
X- Files Série de Chris Cárter.
Ok, não é 100% policial, mas a sua narrativa consistia numa investigações que cruzavam o policial com a FC. Magníficos episódios, superiormente escritos e com um mistérios constante bem suportado pela excelente dupla de protagonistas David Duchovny e Gillian Anderson. Alguns episódios são assustadoramente inesquecíveis. A versão cinematográfica também não é nada de deitar fora.

7 comentários:

Anónimo disse...

Vou subverter a sugestão e deixar apenas a única que vejo presentemente (e que se enquadra no tema): Criminal Minds.

Anónimo disse...

Penso que o CSI tb entra nesta categoria? X files, grande fã! Tem que ficar em primeiro, apesar de n ser bem a tipica serie policial, como tu disseste.

Carlos M. Reis disse...

Se a X-Files entra na categoria, então também posso colocar a 24 e considerá-la a melhor do género na história da Televisão. De resto, é uma categoria que não me atrai por aí além. Nem na televisão, nem no cinema. Um forte abraço!

Luís A. disse...

h: criminal minds, não coneço:) ab raço

mauro: já tenho saudades das aventuras de mulder e scully. E o CSI entra sem dúvida no género policial, o problema é que não sou nada fã dessa série:) Abraço

knox: já vi que és um fã diehard do 24. abraço;)

Ricardo disse...

Com excepção da quinta escolha, que não consigo colocar nesta categoria, aqui estão bons exemplos de séries policiais inesquecíveis que deram origem a uma nova geração de policiais de grande qualidade. Assim de repente o legado está bem entregue em séries como The Shield ou The Wire, dois magníficos exemplos do que o género tem para oferecer em Televisão.

Abraço,

Luís A. disse...

ainda não consegui vêr o the Shield, mas está para breve. um Abraço Ricardo

Anónimo disse...

Kolchak: The Night Stalker; The Singing Detective; Columbo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails