segunda-feira, março 26, 2007
domingo, março 25, 2007
sábado, março 17, 2007
sábado, março 10, 2007
À Procura de Bobby Fischer (1993)
Filme de estreia na realização do argumentista Steven Zaillian (A Qualquer Custo), que teve em 93 um ano com sabor a Oscar com o argumento do mítico A Lista de Schindler. À Procura de Bobby Fischer, conta a história de um talento precoce do xadrez, e da sua dificuldade em equilibrar a sua vida de rapaz de 7 anos, com a tremenda exigência de uma carreira de jogador de xadrez profissional ao mais alto nível. No geral é um filme equilibrado, que não deslumbra, mas cativa, devido às magníficas interpretações e à qualidade da escrita. Nas interpretações um grande destaque para Ben Kingsley (que também entrou na já referida Lista de Schindler desse mesmo ano) e para um grande Joe Mantegna, que infelizmente anda desaparecido do grande ecrâ.
A Favor: Joe Mantegna, Ben Kingsley, A fantástica fotografia do mestre Conrad L. Hall e a qualidade do argumento
Contra: Uma realização algo académica e certinha (no mau sentido)
segunda-feira, março 05, 2007
O Último Rei da Escócia (2006)
Filme duro e chocante por vezes, O Último Rei da Escócia, narra a ascenção e o começo da queda do ditador ugandês, o brutal Idi Amin, pelos olhos do seu médico pessoal.
O Último rei da Escócia, faz por vezes lembrar uma tragédia Shakesperiana, uma vez que acompanhamos a progressiva loucura de um rei (Amin), e a progressiva perda de valores morais do seu mais próximo conselheiro (o médico). A realização em estilo documental de Kevin Mcdonald, é segura. O argumento por vezes arrasta-se um pouco, especialmente a meio do filme. A fotografia de Anthony Dod Mantle, colaborador habitual do génio-louco Von Trier, é dinâmica e atenta aos pormenores. No campo dos actores, destaque para uma Gillian Anderson, longe dos tempos de X-Filles e com muito pouco tempo de antena, e de um consistente James McAvoy que aguenta bem os choques com o gigante Forrest Whitaker.
Este último, sem dúvida o grande às de trunfo desta produção, uma vez que a sua representação, magnética, assustadora, insana e trágica, incendeia por completo o ecrã, deixando o espectador completamente rendido à melhor interpretação de 2006.
A favor: Forrest Whitaker, Forrest Whitaker, a banda sonora e Forrest Whitaker
Contra: um argumento arrastado a meio do filme e um fraco desenvolvimento da personagem de Gillian Anderson (sem culpas para esta).
quinta-feira, março 01, 2007
Dr. T e as Mulheres (2000)
Datado de 2000, esta refrescante comédia dramática, aborda a vida louca de um ginecologista e das mulheres que o rodeiam. Altman aqui no seu pico de forma, gere de forma soberba as muitas personagens deste belo filme. Destaque para Richard Gere num underacting algo surpreendente mas completamente adequado. Equilibrando realismo e surrealismo, Dr. T e as mulheres é um dos últimos bons filmes desse grande senhor do cinema americano chamado Robert Altman.
A favor: Richard Gere, Farraw Fawcett e a realização de Robert Altman
Contra: uma banda sonora insoportável, e uma irritante Kate Hudson