quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Indy 4 - A verdade

Aqui estão as imagens chocantes que mostram o que os criadores de Indiana Jones & Kingdom of the Crystal Skull fizeram ao seu mítico personagem. Chamo à atenção para a natureza perturbante deste vídeo, nada aconselhável aos mais impressionáveis.


Filme do caralho! (II)

Acção, sátira política, filme de guerra, western, ficção científica e muito muito sangue. Um dos mais inteligentes e subversivos filmes alguma vez produzidos por Hollywood. Confundido pela crítica da altura, por apologia fascista, esta joia é precisamente o contrário. Por detrás das explosões, desmenbramentos e cenas grotescas, está uma crítica ácida ao militarismo e puritanismo americano, assim como várias alfinetadas a uma sociedade globalizada. E tudo isto em 1997! Verhoeven, és dos grandes! "Would you like to know more?"

"Some people might applaud that somebody [in the film] is caught in the morning and judged in the afternoon and killed in the evening. But I think what Starship Troopers tries to do, perhaps a little too clearly in a couple of cases with the uniforms, it's saying, "Are you aware that this is also a little bit happening in your own society? And perhaps in a way that's not so obvious to you."

Paul Verhoeven

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Sporting-Benfica

Uma pausa no cinema, para um desvio por outra das minhas paixões, o futebol. Como cinéfilo assumidamente doente pelo Benfica, não resisto a colocar aqui este comentário lúcido, perspicaz e verdadeiro do cineasta João Botelho, a propósito do Sporting-Benfica que aí vem. As suas palavras e paixão clubística evidente, fazem-me pensar se o senhor Botelho não seria uma excelente substituição para aquele outro cineasta que defende anémica e debilmente o Benfica num programa desportivo da RTP. Fica a sugestão.

"Olegário Benquerença é uma má escolha. O Benfica tem muitas más memórias desse senhor. Até tem uma pose engraçada no campo, mas é muito vaidoso, intervém sempre quando não deve e chama constantemente a atenção para si. Gosta de se ver e não é um árbitro discreto. E o jogo é muito mais importante do que o árbitro. É um juiz para fazer compensações. O sonho dele é que fique tudo empatado para servir o ‘grande Norte’. E já agora: que se vista de preto e não de amarelo."

João Botelho

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

James, John e Paul.

Realizadores do chamado destroy cinema, tão em voga nos anos 80, onde a acção era trepidante, violenta, demolidora e paradoxalmente inteligente. Em comum une-os um apurado sentido narrativo e estético, assim como uma abordagem musculada apoiada num ritmo vertiginoso. Alem do mais, os seus filmes alcançam estrondosos resultados no box-office, conquistando tambem um reconhecimento crítico e artístico assinalável. Die Hard, Robocop, Terminator, Total Recall, Predator e Aliens, são exemplos de culto da mestria dos seus realizadores. Os Michael Bays, Bruckeihmers ou Mcg's que por aí andam, bem que podiam aprender qualquer coisa com o Cinema destes senhores.
Cameron

Verhoeven

McTiernan

Blond Obsession (II)




sexta-feira, fevereiro 13, 2009

I Am Legend (2007)

de Francis Lawrence

E se o leitor fosse o ultimo homem na Terra? Esse conceito aterrador, mas dramaticamente apelativo, esteve na génese do livro do conceituado Richard Matheson. I Am Legend é a feliz adaptação cinematográfica dessa obra. Com o nome de Francis Lawrence na realização, confesso que esperava um barrete, tal a mediocridade do seu filme anterior, o insuportável Constantine. Mas Lawrence surpreende pela positiva e a sua realização é segura e a espaços inspirada. Não recorrendo à caixa dos clichés, tão habituais em peliculas do género pós-apocalíptico, o cineasta opta, e bem, pela contenção e exploração psicológica e emocional do seu protagonista. Uma vez que estamos presos ao ponto de vista do ultimo homem na Terra, o filme explora de forma original e emocionante, as possibilidades dramáticas e cómicas dessa premissa. E apesar de o guião nos ultimos 20 minutos, deixar-se levar para um final Hollyoodesco, a narrativa é escorreita e com um inteligente recurso a flashbacks da vida do protagonista, momentos antes da catástrofe. Destaque tambem para melódica partitura de James Newton Howard, e para um trabalho sonoro sublime, que utiliza os sons diagéticos como forma de aumentar a nossa relação emocional com as imagens que vemos. Por fim, uma menção especial para um Will Smith, cada vez mais maduro, seguro e poderoso. A sua interpretação é de uma contenção e emoção que provam o enorme intérprete que ele é neste momento (trabalhar com Michael Mann fez-lhe muito bem). Smith consegue transmitr a solidão, dôr e tragédia do seu personagem, com uma subtileza brilhante, e tal como Tom Hanks em Cast Away, aguenta todo o peso interpretativo do filme nos seus ombros, provando mais uma vez que estamos perante um actôr de respeito. Tudo isso somado contribuiu para que I Am Legend, tenha sido uma belíssima supresa e seja facilmente um dos melhores filmes do género pós-apocalitico.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Filme do caralho!

Intenso, visceral, adulto, profundo, trágico, inteligente, subversivo, emocionante e violentíssimo, ou seja, tudo o que a FC actual não é. Podem me dizer que não, mas para mim Robocop é uma obra fundamental do cinema dos anos 80 (e 90 e 00 já agora). Com uma realização inspiradíssima do enorme Paul Verhoeven, Robocop é intocável e envelheceu muito bem. E o senhor Aranofsky não venha prái com remakes larilas, que atingir o nível de uma obra-prima deste calibre, não está ao seu alcance.


Costa por Oliveira

“Ele filma coisas negras, infelizes, drogados etc., mas tem um modo de filmar muito correto. Gosto dele. Ele até disse uma vez: “Manoel filma os ricos, e eu, os pobres’. Eu disse: “Não filmo os ricos. Filmo as almas. As almas tanto são pobres como ricas."

FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 11-02-2009

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Blond Obsession

A prova de que Hitchcock não era o único cineasta obcecado por loiras.

CYBILL
CATHY
ROSANA

JESSICA

MICHELLE

SHARON

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Videoclip anti-governo

Um videoclip feito pelo gerente aqui do tasco para a faculdade. Não está nada de especial, mas tem garra. E como estamos numa altura de mentiras governamentais, parece-me apropriado.

GOVERNMENT LIES by Mojo and The Maggots


Government Lies from luis78 on Vimeo.

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Razzies 2008


A lista com os piores do ano, esta temporada tem nomes consagrados como Shyamalan, Al Pacino, os Irmãos Wachowski, Lucas ou Spielberg(!). Parecem-me nomeações justas, pois este ano fez-se muito lixo, apesar do papel de embrulho bonitinho. E se fosse eu a escolher o pior remake/sequela, esse prémio iria direitinho para aquele Indy digital e banal que Lucas e Spielberg tentaram impingir-nos! As desilusões são assim, magoam!


Pior Filme
- «Disaster Movie» + «Meet The Spartans»
- «O Acontecimento»
- «The Hottie and The Nottie»
- «In The Name of The King: A Dungeon Siege Tale»
- «O Guru do Amor»

Pior Realizador
- Uwe Boll, «1968, Tunnel Rats» + «In The Name of The King: A Dungeon Siege Tale» + «Postal»
- Jason Friedberg e Aaron Seltzer, «Disaster Movie» + «Meet The Spartans»
- Tom Putnam, «The Hottie and The Nottie»
- Marco Schnabel, «O Guru do Amor»
- M. Night Shyamalan, «O Acontecimento»

Pior Actor
- Larry The Cable Guy, «Witless Protection»
- Eddie Murphy, «Meet Dave»
- Mike Myers, «O Guru do Amor»
- Al Pacino, «88 Minutos» + «Righteous Kill»
- Mark Wahlberg, «O Acontecimento» + «Max Payne»

Pior Actriz
- Jessica Alba, «The Eye» + «O Guru do Amor»
- Elenco de «The Women» (Annette Bening, Eva Mendes, Debra Messing, Jada Pinkett-Smith and Meg Ryan)
- Cameron Diaz, «What Happens In Vegas»
- Paris Hilton, «The Hottie and The Nottie»
- Kate Hudson, «Fool's Gold» + «My Best Friend's Girl»

Pior Prequela, Remake, Imitação ou Sequela
- «The Day The Earth Blowed Up Real Good»
- «Disaster Movie» + «Meet The Spartans»
- «Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal»
- «Speed Racer»
- «Star Wars: A Guerra dos Clones»

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails