quinta-feira, novembro 27, 2008

Conhecem estes senhores?

Muita muita expectativa, para este filme que promete sêr a grande estreia de 2009 (como é o caso de todos os filmes daquele senhor de óculos e cabelo branco)!

terça-feira, novembro 25, 2008

O filme final do actor Clint Eastwood

(acerca de Gran Torino)

"That will probably do it for me as far as acting is concerned," Eastwood said today, though added that he would continue to direct and produce films.

"You always want to quit while you are ahead," he said. "You don't want to be like a fighter who stays too long in the ring until you're not performing at your best."
Clint Eastwood

segunda-feira, novembro 24, 2008

"Subjectividades"

A propósito deste post do Cinema Is my Life, onde fiquei a par de uma votação feita pela Empire Online, onde o objectivo foi eleger o melhor personagem de sempre da 7ª arte. Pois bem os resultados puseram a nu a fraca cultura cinéfila que reina na net. Então não é que o nº1 eleito foi Tyler Durden (e eu adoro o Fight Club) e o 3º foi o Joker de Heath Ledger? Pois é! Estes papéis ficaram à frente de figuras como Don Vitto Corleone, Travis Bickle, Jake La La Motta, Stan Kowalksi, Reth Buttler, Rick Blaine, Tony Montana e entre muitos outros. Acho que é quase um ... não é mesmo... é um sacrilégio cinematográfico! Fez-me lembrar uma lista que foi feita à um tempo atrás onde os votantes escolheram como melhor actor britânico de sempre o grande...Orlando Bloom (!!!). A internet tem destas..."subjectividades".

007 - Quantum Of Solace (2008)


de Marc Forster

Têm criticado este filme de acção por se colar em demasia à triologia Bourne e diga-se que é uma crítica justa. Quantum of Solace não existiria com esta forma, se não fossem os filmes de Paul Greengrass, o que não deixa de sêr curioso, uma vez que as aventuras de Jason Bourne vinham beber muito aos filmes do mais famoso espião do cinema. Daniel Craig continua bem, seco, duro e com uma presença física impressionante, o seu James Bond é mais assassino e menos aquele espião de BD a que ultimamente assistiamos. Mas apesar de Craig, desta vez o filme falha no capítulo do argumento. Nem Paul Haggis conseguiu milagres, uma vez que o guião parece ter sido escrito em piloto automático, com as cenas de acção a sucederem-se umas a seguir ás outras e com pouquissimo sumo dramático entre elas (essa era uma das várias virtudes de Casino Royale ), pois o arco de vingança que supostamente é a motivação de Bond, é explorado demasiado timidamente. O que sobra é um filme de acção empolgante a espaços, com um excelente Bond, mas nas mãos de um realizador desinspirado e algo copião (até temos perseguições em telhados como em Bourne Ultimatium), que não consegue deixar nenhuma marca especial no franchising de 007. Uma nota ainda para a canção de Jack White e Alicia Keys, descaracterizada e sem alma, muito longe do rico legado musical de Bond e que se aproxima do péssimo contributo de Madonna (Die Another Day) e afasta-se do excelente Chris Cornell (You Know My Name).

domingo, novembro 23, 2008

Star Trek...versão J.J. Abrahams

Confesso que estou curioso para vêr o resultado...

Tropa de Elite (2007)

de José Padilha

Vencedor surpresa do ultimo Festival de Berlim, Tropa de Elite é mais uma prova da imensa vitalidade do cinema brasileiro actual. Controversa e polémica, esta magnífica obra foi acusada injustamente de fascista, uma vez que o retrato que faz dos BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) não os condena e observa com justeza as suas acções. A polémica foi tal, que o seu realizador, José Padilha, teve de vir a público defender-se: “Acreditar que eu apoio as práticas do BOPE por ter feito Tropa de Elite faz tanto sentido quanto acusar Francis Ford Coppola de ligações com a Máfia por ter dirigido O Padrinho.” E polémicas à parte, Tropa de Elite tem a grande virtude de recusar facilitismos ou maniqueísmos. Tanto criminosos como policias, caem numa espiral de violência sem limite e ambos os lados são condenáveis. A cena final é uma das mais brutais e nilistas do cinema dos últimos anos e nela esta a chave para a ambiguidade da “mensagem” de Padilha. Ou seja, numa guerra não se fazem prisioneiros, e é de uma guerra que se trata, quando o tema é o combate à criminalidade brasileira. Filmado com uma estética realista e crua, Tropa de Elite tem também uma memória cinéfila, pois está recheado de referências filmicas, com um especial destaque para Full Metal Jacket de Kubrick. De louvar ainda o trabalho intenso de Wagner Moura, que compõe um capitão do BOPE torturado e complexo, numa interpretação verdadeiramente arrepiante. Depois do sucesso estrondoso de A Cidade De Deus, Tropa de Elite é mais uma prova da excelência e pertinência do cinema brasileiro e não me admirava que também fosse nomeado para os Oscars. Um dos grandes filmes do ano que passou e um exemplo que o cinema português poderia seguir.

sexta-feira, novembro 21, 2008

Grandes Planos apresenta...THE WRESTLER!

O Filme do ano? Avé Mickey!

quinta-feira, novembro 20, 2008

Para lá de Bond ...

Este trailer promete. Parece que será com Defiance que Edward Zwick regressará à boa forma de Glory. Para isso tem a ajuda de Daniel Craig e da fotografia do "nosso" Eduardo Serra.

quarta-feira, novembro 19, 2008

Husbands and Wives (1992)

de Woody Allen

Filmado e encenado como se de um documentário tratasse, Husbands and Wives é um dos mais amargos e sérios filmes da carreira do grande Woody Allen. Rodado em pleno auge do colapso matrimonial do realizador, esta obra possuiu uma energia frenética e um tom tão pessimista, que após o seu visionamento ficamos com uma sensação que na sociedade moderna já não há espaço para as relações amorosas tradicionais. O ponto de vista de Allen além de pessimista (um reflexo da sua própria crise pessoal na altura) é algo cruel e moral (sem sêr moralista), pois através dele, conseguimos vêr o quão frágeis e por vezes rídiculas, podem sêr as relações entre homem e mulher. E depois temos aquele naipe sublime de magníficos actores, como a habitual Mia Farrow, Judy Davis, Sidney Pollack, Julliete Lewis e Liam Neeson, todos num registo naturalista tão verdadeiro, que tornam o visionamento deste filme, uma experiencia absorvente, fascinante e algo diferente de tudo o que Woody tinha feito até então. Um retrato desencantado e inspiradíssimo que marcou um momento de viragem na carreira de um dos maiores realizadores norte-americanos.

domingo, novembro 16, 2008

quarta-feira, novembro 12, 2008

W. (2008)

de Oliver Stone

Desilusão, é a palavra que me vem constantemente à cabeça sempre que penso neste W. Infelizmente, Oliver Stone apesar de continuar com um bom ritmo narrativo, perde-se na vida incompreendida que é a da George W. Bush. No seu excesso de zelo para fazer um retrato justo do homem, o cineasta omite e ignora acontecimentos fulcrais para compreender um dos mais mal amados presidentes da história dos EUA. Nunca percebemos quem é este básico homem que é retratado. Talvez fosse a intenção do realizador apresentar-nos o retrato de um coitado que apesar de um imenso complexo de inferioridade e de uma grande dose de ingenuidade, consegue virar a sua vida do avesso e conquistar o seu lugar na cadeira do homem mais poderoso do mundo. O problema, é que essa transição não é clara e é algo forçada dentro do contexto do filme. No seu excesso de subtileza (algo que fica mal a Stone) e recurso a constantes elipses, não é nos é perceptível como a personagem de W. conseguiu descobrir a força interior para assumir-se como o lider de uma nação. Destaque para a interpretação de Josh Brollin que apesar das limitações de um guião anémico, consegue transmitir carisma e presença para compôr um personagem limitado no papel. A haver alguma inspiração, ela surge tardiamente numa magnífica cena final, onde um confuso W. não consegue apanhar aquela bola no ar. Um pouco como o realizador, que com este filme dá o seu segundo tiro ao lado depois do anémico WTC.

Que saudades de Oliver Stone.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails